Covilhã está entre os dez municípios do país com melhor recuperação de dívida

A Covilhã está no Top 10 dos municípios que melhor recuperam a dívida em Portugal, afirmou Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal, na passada reunião pública do executivo.

“É importante que isso seja dito. Estou apenas a fazer eco do que dizem os especialistas no anuário financeiro. Temos essa honrosa menção”, destacou o autarca.


Vítor Pereira evidenciou que não é questão de “orgulho nem de gáudio”. Referindo que ter “as contas certas não é nenhuma bandeira”, o presidente do Município disse que esta menção é uma questão de “credibilidade externa para que os investidores queiram negociar”.

Para Vítor Pereira, isto demonstra “capacidade e prontidão de pagamento”, tendo o município o feedback que empreiteiros de que “gostam de trabalhar com esta Câmara porque paga bem e depressa”.

Recorda-se que a Câmara Municipal fechou as contas relativas ao ano de 2022 com um resultado positivo e que, em 2022, a dívida total do universo municipal (Câmara e empresas participadas) era de quase 53 milhões de euros, numa redução de cerca de seis milhões relativas ao ano anterior. Em 2013, a dívida global da Câmara era de cerca de 145 milhões de euros, segundo referiu o autarca em junho deste ano.