CISMA e Biblioteca da UBI celebram vida e obra do covilhanense Manuel da Silva Ramos

A CISMA – Associação Cultural e a Biblioteca da Universidade da Beira Interior (UBI) unem-se para uma sessão de homenagem e celebração à vida e obra do conceituado escritor covilhanense Manuel da Silva Ramos.

Sob o mote “Conversas Literárias com Amigos”, a homenagem terá lugar no Auditório da Biblioteca Central da UBI, no dia 22, a partir das 14:30.


“Esta é uma forma de prestar tributo, em vida, a uma das grandes figuras da literatura portuguesa” revela a associação em nota de imprensa.

Manuel da Silva Ramos, nascido na Covilhã em 1947, já publicou cerca de três dezenas de obras literárias.

A homenagem, que decorrerá sob a forma de um colóquio informal, terá na sessão de abertura Regina Gouveia, vereadora da cultura da Câmara Municipal da Covilhã, Mário Raposo, Reitor da UBI, Luís Pires, diretor da Biblioteca da UBI, e João Ferreira, da CISMA – Associação Cultural.

Seguir-se-á uma apresentação da vida e obra de Manuel da Silva Ramos por Miguel Real, escritor, crítico, ensaísta e professor, e Fernando Paulouro Neves, escritor e jornalista.

Posteriormente, decorre uma conversa, moderada pela professora da UBI Cristina Vieira. Participam Manuel Portela, poeta, tradutor e Professor Catedrático da Universidade de Coimbra, Rui Lopo, tradutor, investigador e doutorando na Universidade de Lisboa, e António Dias de Almeida, autor professor aposentado do Ensino Secundário.

Por fim, o próprio autor, Manuel da Silva Ramos, fará a sua intervenção.