Semana Criativa é o “coroar do esforço de promover o setor cultural e criativo”

Na Covilhã, 8 de novembro é o Dia Municipal da Cultura e o primeiro de uma Semana Criativa que o Município promove de forma a celebrar a sua designação como Cidade Criativa da UNESCO na área do Design. Isto significa o compromisso autárquico de colocar a cultura e a criatividade como eixo central nas estratégias de desenvolvimento local.

Susana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro, que quarta-feira esteve presente na sessão de abertura da Semana Criativa, elogiou a iniciativa do Município na estratégia e afirmou que esta Semana é o “coroar deste esforço de promover o setor cultural e criativo”, reconhecendo “qualidade e importância” ao evento.


Além disso, acrescenta, a Covilhã Creative Week enquadra “alguns dos principais objetivos de política pública do Ministério da Cultura” e sobretudo enquadra-se na “visão dos objetivos estratégicos definidos pela Direção Regional da Cultura do Centro para a próxima década”.

Ideia corroborada por Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da Cultura do Município, cujo balanço destes dois anos de cidade criativa é “bastante positivo”, uma vez que a autarquia tem conseguido “desenvolver muitas das ações, eventos, formações, projetos que constam do Plano de Ação”. Afirma ainda a vereadora que o executivo não se limita a este plano, indo para além dele.

“A Semana Criativa é um evento que aglutina várias ações. Por um lado, temos a componente científica e técnica, sobretudo a ver com a Universidade da Beira Interior e com os especialistas que trazemos para partilhar perspetivas sobre desafios orientadores para nós como a sustentabilidade e o desenvolvimento inclusivo. Por outro, temos a componente prioritária de trazer a comunidade para o design”, afirmou a vereadora.

A segunda Semana Criativa da Covilhã começou na quarta-feira com a inauguração da exposição “EntreTecido”, patente no foyer do Teatro Municipal até 6 de janeiro, que tem como convite à população uma instalação de 153 cordas na fachada do edifício.