A aldeia do Açor, freguesia do Castelejo, no concelho do Fundão, recebe, nos dias 11 e 12 de novembro, o evento gastronómico e cultural “Mostra de Artes e Sabores da Maúnça”.
Trata-se da edição 24 de um certame que decorre “em pleno coração da serra da Maúnça”, realça o município fundanense em nota de imprensa, apontando que este “celebra a chegada da castanha”, num evento que apela aos sentidos e à tradição, valorizando a gastronomia, as tradições e o artesanato local.
“Os maranhos, os “miaus” (bolos típicos), o coelho em azeite, a chanfana e o feijão com couve fazem deste festival gastronómico um evento único, onde ao calor das lareiras as pessoas se reúnem e podem provar a aguardente de medronho ou o pão acabado de fazer no forno comunitário”, está descrito no documento.
A iniciativa terá início no sábado, dia 11, às 11:00, com destaque para os magustos, os concertos, a animação de rua, a caminhada Rota da Maúnça dinamizada pelos Caminheiros da Gardunha (dia 12 de novembro) e especialmente para a gastronomia.
A iniciativa é organizada pelo Município do Fundão e Associação Cultural e Recreativa do Rancho “Os Pastores do Açor”.