TMC: Programação de 2024 arranca com o espetáculo “Uma Década de Música”

No arranque de 2024, o Teatro Municipal da Covilhã (TMC~) apresenta, dia 6 de janeiro, às 21:30, o espetáculo “Uma Década de Música”, pela orquestra de cordas Camerata Atlântica e com a participação da solista Filipa Lima, na flauta.

A Camerata Atlântica, cujo concerto inaugural ocorreu em novembro de 2013, é um projeto musical idealizado pela violinista venezuelana Ana Beatriz Manzanilla, sua diretora artística, que tem como base 11 instrumentistas profissionais.


No âmbito das celebrações do décimo aniversário da Camerata Atlântica, realizou-se um concurso/laboratório para jovens compositores, “no qual foram selecionadas seis peças para apresentar na temporada de concertos”, pode ler-se em nota de imprensa.

Neste concerto no TMC~, além da estreia mundial de uma peça de Miguel Moura, o programa inclui diferentes compositores que têm tido um significado no repertório da Cmerata nestes 10 anos de atividades: o brasileiro Alberto Nepomuceno, que fez parte do primeiro programa interpretado pela Camerata; Anne Victorino d’Almeida, representante das novas gerações de compositores portugueses que se tem destacado pela sua qualidade e versatilidade; Joly Braga Santos, nome incontornável da composição em Portugal, que celebra, em 2024, o centenário do seu nascimento.

“A Camerata Atlântica conta já com apresentações nas salas e festivais mais importantes do país. Chega agora a vez da Covilhã conhecer esta orquestra de cordas que ocupa um lugar de destaque no panorama musical português”, revela o TMC no documento enviado à RCC.