Aluno de Engenharia Aeronáutica vence XXIII edição do concurso Pontes de Esparguete

Ricardo Fonte, aluno do 1.º Ciclo em Engenharia Aeronáutica, saiu vencedor da edição deste ano do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE). A estrutura que desenvolveu suportou uma carga de 25,64 kg, alcançado assim o primeiro lugar da categoria “Resistência”, daquela que é uma atividade já histórica do Departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior (DEM-UBI).

O 2.º prémio (21,27 kg) foi para a dupla Maria Inês Mestre e Guilherme Alves (1.º Ciclo em Engenharia Eletromecânica) e o 3.º lugar (11,70 kg) para a equipa constituída por Rafael Tomé e Gonçalo Rosa (1.º Ciclo de Engenharia Eletromecânica).


“Apesar do primeiro lugar ter sido conquistado com um valor afastado do recorde da competição, é importante salientar o empenho dos alunos no desenvolvimento do projeto da estrutura da ponte”, refere o docente do DEM-UBI, Pedro Dinis Gaspar.

O responsável pela organização do CPE destaca ainda a participação de uma ponte construída por uma aluna de Academia Júnior STEAM da UBI, iniciativa promovida pela Universidade que envolve estudantes do Ensino Secundário da região. A referida construção competiu em ambas as categorias do Concurso.

Na vertente “Estética”, Bruno Nunes e Afonso Cardante (1.º Ciclo de Engenharia Eletromecânica) ficaram na primeira posição, seguidos de Pedro Serra (1.º Ciclo Engenharia Eletromecânica) e David Ponciano (1.º Ciclo de Engenharia Aeronáutica), respetivamente, segundo e terceiro classificados.

A análise das características estéticas e arquitetónicas das pontes a concurso nesta categoria foi realizada por um júri constituído por Rogério Galante e Hugo Pinto, do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, e Cláudia Santos, do Departamento de Artes.

O concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete pretende incentivar as capacidades científicas e criativas dos alunos, aplicando os conhecimentos adquiridos na sua formação, no projeto de uma ponte de treliça executada com esparguete. Desta forma, o DEM-UBI promove entre os estudantes a criatividade e investigação, na procura de soluções.

O evento serve também o propósito de envolver alunos de escolas do Ensino Secundário, proporcionando um meio de divulgação de uma das dinâmicas do processo ensino/aprendizagem na Faculdade de Engenharia da UBI.