CooLabora junta jovens ativistas na Serra da Estrela para encerrar o “Coolaboratório”

50 jovens ativistas dos direitos humanos estiveram juntos na Serra da Estrela, num encontro promovido pela CooLabora, durante o último fim de semana.

Trata-se do encerramento do projeto Coolaboratório, que decorreu durante dois dias com oficinas e debates em torno deste tema.


Nos últimos dois anos, cerca de 80 jovens têm sido presença assídua na CooLabora, na maior parte, estudantes da UBI, vindos de todo o mundo e organizam campanhas de sensibilização contra a discriminação pela idade, contra o racismo, o machismo, em defesa da democracia, levando para a rua estas causas de uma forma irreverente e criativa.

“Findo o período de financiamento do Programa EEA Grants, através da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Bissaya Barreto, é tempo agora de celebrar as realizações conseguidas, mas também de pensar como continuar esta dinâmica que já é uma marca na cidade”, revela a CooLabora.

Para além de ter apoiado e promovido o ativismo jovem em defesa dos direitos humanos, este projeto ainda formou 35 profissionais considerados estratégicos.

Trata-se de docentes que frequentaram uma ação de formação em educação intercultural em contexto escolar, dirigentes políticos e associativos formados em democracia participativa e profissionais de comunicação social que participaram numa ação formativa em discriminação nos órgãos de comunicação social.

Deste projeto resultou ainda um documentário com testemunhos dos jovens e imagens das campanhas que organizaram que será disseminado pelo país como forma de motivar outros jovens a tornarem-se ativistas na defesa dos direitos humanos.