Durante o mês de dezembro, no âmbito da iniciativa “Dezembro, Mês de Natal” a União de Freguesias da Covilhã e Canhoso, para além de outras iniciativas, promove homenagens ao comércio tradicional da freguesia.
São três as homenagens deste ano. A primeira foi a Cicol. Um espaço de papelaria e material de escritório que vai já na terceira geração, foi fundada a 31 de dezembro de 1946, por Belmiro Fonseca, passando depois para o seu filho, Fernando Fonseca, e, nos últimos anos, foi gerida pelo neto do fundador, João Fonseca.
São gestos simbólicos, disse o presidente da União de Freguesias Carlos Martins, para realçar o que este comércio fez, e faz, pela cidade e pelo concelho e, também, para dar alento nos momentos difíceis que se atravessam.
“Na área da nossa freguesia há muito comércio tradicional e muitos já têm décadas. E, apesar de serem outros tempos, muitos têm lutado para que os seus comércios se mantenham, para servirem o povo que se habitou a fazer as suas compras no comércio tradicional”, disse o autarca, vincando que “algum deste comércio se tem perdido” e por isso a Junta de Freguesia decidiu homenagear “os que muito têm contribuído ao longo dos anos para o desenvolvimento da freguesia, da cidade e do concelho”.
A homenagem à Cicol teve lugar ontem, dia 7, ao fim da tarde. Um momento simples, mas com emoção.
Fernando e João Fonseca, na companhia de outros elementos da família e colaboradores do espaço receberam a comitiva da junta e, com emoção, descerraram uma placa alusiva à homenagem.
João Fonseca, atual gerente, garante que apesar dos tempos difíceis segue os ensinamentos do pai.
“A dificuldade é grande. O meu pai há muitos anos disse-me «podes perder clientes, mas não sejas mentiroso». Nesta altura eu, se calhar, se fosse mentiroso ganhava mais dinheiro, mas pelo menos durmo descansado, foi o que ele me ensinou e quero continuar a seguir”, disse com emoção.
Estas homenagens seguem na segunda-feira, às 18:30, com a homenagem à Refood e no dia 15 será homenageado António Antão, “empresário de sucesso”, fundador do Restaurante Montiel.
Carlos Martins frisa que “é um dever da Junta de Freguesia homenagear todos os que têm contribuído para o desenvolvimento económico da freguesia”, vincando que no futuro outros serão lembrados.
Ao longo da próxima semana, e no âmbito desta iniciativa, a UF Covilhã e Canhoso vai entregar lembranças às crianças das escolas e vouchers/cabaz de Natal às famílias mais carenciadas da freguesia.