O Município do Fundão irá assinalar o Dia Internacional das Migrações, com a realização de um conjunto de atividades dinamizadas pelo Centro para as Migrações do Fundão, entre os dias 16 e 18 de dezembro
Entre as iniciativas destaca-se a Caminhada pela Diversidade, no dia 16, sábado, às 14h30. Inserido na programação do Cineclube Gardunha no mesmo dia, às 21h30, no Centro para as Migrações do Fundão, e no âmbito do ciclo “Janela para o Mundo”, será exibido o filme “Um rio chamado Titas”, de Ritwik Ghatak.
No dia 17, domingo, às 15:00, na Sala de Imprensa do Casino Fundanense, terá lugar a apresentação do livro “Inventário das Travessias – Antologia de Poesia”, de vários autores. De seguida terá lugar a leitura de poemas por Anna Kramar, Aída Costa, Carlos D’Abreu, Maria de Lurdes Gouveia, Manuel Silva Terra e Tomás Acosta Píriz.
A finalizar será realizada uma visita guiada à instalação “Travessia dos Principezinhos”, de Veronika Kalinichenko, Vishnu Mohan e Ziagul Yosofi, produzida no Laboratório de Artes José Vilhena, dinamizado por Gabriel AV, no Centro para as Migrações do Fundão.
A 18 de dezembro, segunda-feira, às 15:00, na Praça do Município do Fundão, terá lugar um workshop de origami – barcos de papel reciclados, em que os participantes irão construir o seu barco e “juntar-se à viagem”, na apresentação à comunidade da instalação “Travessia dos Principezinhos”, produzida no Atelier de Artes do Centro para as Migrações do Fundão, numa parceira com o Matriz9G.
O Dia Internacional das Migrações é assinalado anualmente a 18 de dezembro.