O Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Gouveia, entre os dias 8 e 10 de janeiro, deteve onze homens, com idades compreendidas entre os 16 e os 50 anos e uma mulher de 39 anos, por tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Seia e Coimbra.
A investigação decorria desde abril de 2023, revela a GNR, frisando que os militares “desmantelaram uma rede de tráfico de estupefacientes que operava em Seia e Coimbra”.
No documento é especificado que foram realizadas 15 buscas, 11 domiciliárias e quatro em veículos, culminando na detenção dos 12 suspeitos e na apreensão de diversas dozes de haxixe e cocaína, 15 telemóveis, três veículos e um computador.
A GNR aponta ainda que todos os detidos têm antecedentes criminais relacionados com tráfico de estupefacientes, falsificação de documentos, resistência e coação e furtos diversos.
Os detidos foram presentes no Tribunal Judicial de Seia, tendo sido aplicada a cinco dos suspeitos a medida de coação de prisão preventiva e a medida de coação de apresentações bissemanais no posto policial da área da residência a um dos detidos.
A operação contou com o reforço do Destacamento de Intervenção (DI) da Guarda, dos Núcleos de Investigação Criminal (NIC) dos Destacamentos Territoriais da Guarda, Pinhel e Vilar Formoso, da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) de Gouveia, do SEPNA do Destacamento Territorial de Gouveia, e dos Postos Territoriais de Seia, Paranhos da Beira, Loriga e das Secções Cinotécnicas dos Comandos Territoriais de Castelo Branco e Viseu.