Milhares de pessoas manifestam-se em Espanha por melhores ligações ferroviárias à Beira Interior

Uma dúzia de cidades espanholas foram este domingo palco de manifestações pela melhoria das vias ferroviárias nas províncias de Extremadura, Castela e Leão, Andaluzia e Astúrias, nomeadamente no que diz respeito às ligações com Portugal.

O protesto, convocado por uma plataforma de associações, juntou vários milhares de pessoas que reivindicaram ligações mais eficientes com a Beira Interior e com o Alentejo, inclusive de alta velocidade, bem como a reativação da “Rota da Prata”, que até 1985 unia Gijón a Sevilha por comboio paralelo à fronteira portuguesa.


Plasencia, Cáceres, Mérida, Sevilha e Salamanca foram algumas das cidades onde ocorreram as manifestações, estimando-se que só nesta última tenham participado cerca de 15 mil pessoas.

Em declarações aos jornalistas, o presidente do Governo Regional de Castela e Leão, Alfonso Fernández, disse ser urgente “aumentar as frequências com Madrid, mas também culminar a ligação de comboio com Portugal”.

O ministro dos Transportes do governo espanhol, Óscar Puente, publicou um vídeo nas redes sociais em que garantiu respostas para breve para as reivindicações dos manifestantes, com reforço de comboios rápidos entre estas regiões e Madrid, mas sem referir a ligação a Portugal.