O Percurso de Orientação de Pedrogão de S. Pedro, criado para o PIOM – Penamacor Internacional “O” Meeting, onde foi também disputado o CIMO – Campeonato Ibérico Masculino de Orientação, foi eleito o melhor circuito do mundo na categoria de sprint pelos participantes neste género de provas.
António Beites, presidente do município penamacorense, congratula-se com esta distinção, sublinhando que a orientação pedestre é uma aposta da autarquia, razão pela qual a modalidade foi inserida nas escolas do concelho.
“É uma nota muito positiva dentro do trabalho que temos feito. Temos esta vertente já inserida no âmbito educativo no Agrupamento de Escolas e eu espero que ela possa crescer neste âmbito”, disse.
O autarca sublinha que a vertente da orientação, “mesmo em ambiente escolar, tem mais-valias no desenvolvimento das crianças, porque as obriga a decidir sem terem a ajuda dos pais ou do telemóvel”.
Uma aposta que já acontece em muitos países razão pela qual há cada vez mais jovens a participar no circuito ibérico, sustentou ainda o autarca.
O circuito de Pedrogão de S. Pedro, para além da etapa de sprint que foi eleita a melhor do mundo, tem mais duas de floresta de média e longa distância. Em termos globais o mapa ficou na 13ª posição