Pedro Inácio, docente do departamento de Informática da Universidade da Beira Interior (UBI) e investigador da Delegação da Covilhã do Instituto de Telecomunicações, foi convidado a integrar a equipa de editores seniores da revista IEEE Access.
A IEEE Access “é uma revista internacional multidisciplinar, com revisão por pares, de acesso aberto, publicada pelo Instituto de Engenheiros Eletrotécnicos e Eletrónicos (IEEE)”, pode ler-se na página da instituição.
A revista posiciona-se no Quartil 1 (Q1), em todos os tópicos em que está indexada na Scimago, e comemorou, em 2023, os seus 10 anos de existência e de publicação de trabalhos.
No documento, a universidade refere que a revista se “orgulha especialmente do seu rápido ciclo de revisão por pares (em média, de quatro a seis semanas), que favorece a publicação rápida de resultados importantes e a sua visibilidade”.
A nomeação de Editor Sénior representa “um reconhecimento do trabalho de revisão e gestão de artigos do investigador para aquela revista (mais de 60 submissões em três anos), nomeadamente na qualidade de Editor Associado, função que ocupava desde setembro de 2020 e que continua a desempenhar, agora com menor intensidade”.
De acordo com a página de apresentação de quem assume esta função, os Editores Sénior são membros IEEE da classe Fellow ou Sénior, “altamente qualificados e experientes nos seus respetivos domínios, em termos de publicação técnica”.
Os Editores Seniores ajudam diretamente o Editor-Chefe, o Diretor de Redação e os Editores Associados “na tomada de decisões que asseguram publicações da mais elevada qualidade, aderindo às políticas e procedimentos de publicação do IEEE”.
Ocasionalmente, um Editor Sénior pode ainda fazer parte de equipas de análise de questões éticas, nomeadamente de plágio.