Museu da Arte Sacra recebe fórum sobre Património Diocesano

O Departamento do Património, Cultura e Turismo da Diocese da Guarda (DPCT) promove amanhã, dia 2, no Museu de Arte Sacra da Covilhã, um fórum sobre a temática do Património Diocesano.

Com início às 15:00, a iniciativa pretende “sensibilizar os agentes pastorais da Diocese Egitaniense e demais responsáveis sociais para a importância da salvaguarda e promoção do Património religioso e a importância da eficaz comunicação diocesana”, pode ler-se na página da Diocese.


Do programa consta uma intervenção do Bispo da Diocese, D. Manuel Felício, seguindo-se a apresentação do DPCT pela sua coordenadora, Dulce Helena Borges, com uma comunicação intitulada “Departamento de Património Cultura e Turismo da Diocese da Guarda: objetivos e desafios”.

“Comunicar (n)a Diocese”, por Hélder Sequeira; “Entre o passado e o futuro: O lugar do Património na Igreja de hoje”, comunicação de Carlos Caetano; “Porquê um Regulamento para a gestão e protecção do património e bens culturais da Diocese da Guarda”, por Aires de Almeida, e “Itinerários turísticos e património religioso. Desafios de valorização territorial”, a apresentar por Gonçalo Fernandes, são outros temas deste fórum.

A iniciativa termina com um debate e uma intervenção do Padre Henrique Santos, sendo aberta a todos os interessados na problemática do património religioso.

De acordo com o comunicado, o Departamento Diocesano procura a “promoção da dimensão evangelizadora do património cultural da Diocese, cuidando a pastoral do turismo e o diálogo com iniciativas culturais da sociedade civil”.

O Departamento do Património, Cultura e Turismo da Diocese da Guarda tem também já agendado, para 16 de fevereiro, um outro fórum com semelhante temática na cidade de Seia.