AD: Em comício com Montenegro, Liliana Reis reivindica a reposição das SCUTs

Liliana Reis, cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Castelo Branco pela AD (PSD, CDS-PP e PPM), disse ontem à noite na Covilhã, durante o comício que contou com a presença dos líderes partidários Luís Montenegro (PSD) e Nuno Melo (CDS-PP) que a região precisa da reposição das SCUTs, o principal custo de contexto para as empresas.

“Se o mundo e o nosso país enfrentam desafios de múltipla ordem, para o nosso distrito os desafios são ainda maiores. Enfrentamos o desfaio da competitividade e por isso teremos que ser capazes de agregar valor no contexto sub-regional, através da identificação e especialização de clusters materiais e imateriais, através da captação de investimento pela redução fiscal para as empresas e famílias, com a qual a AD já se comprometeu”, disse, sublinhando “que é necessário reconhecer que o principal custo de contexto que a região enfrenta diz respeito à mobilidade” e por isso defende “a abolição total e imediata na A23 e a reposição das SCUTs que o Governo de José Sócrates reverteu em 2010”.


Ainda para a região aponta a necessidade de requalificar o IC8, a nacional 238, e “a construção definitiva” do IC6 e IC31.

O aumento dos transportes ferroviários entre Castelo Branco e a Guarda, mais apoios Agroflorestais e alargar o perímetro do regadio da Cova da Beira, vincando que “a terceirização da economia” excluiu os agricultores e “prejudicou os territórios de baixa densidade”, alertando que “quando o interior não produz, o litoral não come”.

Na segurança e proteção civil aponta com a justa valorização profissional dos profissionais que, na região também “garantem o policiamento de proximidade à população idosa e isolada”. E, face ao flagelo dos incêndios refere que é urgente a regularização das dividas aos bombeiros e “pugnar pela restruturação da organização territorial das entidades de proteção civil”.

Liliana Reis conclui que é preciso acabar com a “miopia centralista”, frisando que o interior e a região merecem mais.

“Não é possível continuarmos a assistir a esta miopia centralista do nosso território e das nossas gentes. Nós somos mais, nós merecemos muito mais”, disse, mostrando que é este quadro que a AD quer reverter.

Liliana Reis falava no auditório das sessões solenes da UBI durante o comício da Aliança Democrática que esgotou a sala com muitos dos históricos do PSD e CDS da região.

“Olhos nos olhos” com Luís Montenegro a candidata agradeceu ao líder do PSD por “resgatar a confiança” às gentes da região, mostrando-se convicta numa vitória da AD.

Uma confiança que Luís Montenegro retribuiu. Na sua intervenção mostrou-se confiante “numa vitória neste círculo eleitoral que há muito o PSD não vence”.

Questionado no final sobre o tema portagens, Luís Montenegro remeteu a resposta para a posição pública da AD sobre a matéria.