Vai ser construído, na Covilhã, mais especificamente na zona entre a Rosa Negra e a Borralheira (Cantar-Galo), um slide com uma extensão de cerca de dois quilómetros.
A informação foi avançada por Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, na última sessão da Assembleia Municipal.
Trata-se de um investimento privado, no valor de um milhão de euros, promovido pela empresa Geração Give – Inovação Valor e Estratégia Lda.
Para Vítor Pereira, é “mais uma atração turística para a Covilhã”, na qual os visitantes “têm a oportunidade de ver uma paisagem deslumbrante” sob a Serra da Estrela.
Ainda não há data prevista para a concretização do investimento, sendo que os promotores apenas precisavam do reconhecimento da Assembleia Municipal para, agora, levar o projeto ao ICNF e ao Turismo de Portugal para o arranque da obra.
O slide, ou zipline, trata-se de uma atividade desportiva de aventura que consiste num cabo aéreo, ancorado entre dois pontos, pelo qual o praticante se desloca a planar.
Num outro investimento, há também a possibilidade de construção de um teleférico entre a zona dos Piornos, na Covilhã, até ao ao outro lado da encosta, no concelho de Seia, revelou Vítor Pereira, sem especificar a área em concreto.
“Telecabines não são apenas um meio de transporte, são um atrativo. As pessoas vêm paisagem que nunca tinham visto, têm uma experiência que nunca tiveram e acedem de forma limpa e segura ao ponto mais alto de Portugal continental”, frisou.
Um investimento na ordem dos 30 milhões de euros, revelou o autarca, explicando que os possíveis promotores são estrangeiros e, neste momento, ainda estão “em fase de análise à região” e irão fazer o estudo de viabilidade financeira.
A última Assembleia Municipal da Covilhã teve lugar ontem, dia 19.
Fotografia de arquivo