Fundão aceite na Rede de Cidades de Aprendizagem da UNESCO

O Fundão foi a única cidade portuguesa que no concurso de 2023 conseguiu integrar a Rede de Cidades de Aprendizagem da Unesco.

Os resultados foram conhecidos ontem e na rede foram aceites mais 64 cidades de 35 países, totalizando, nesta altura, 356 cidades o que engloba 390 milhões de pessoas.


A criação da Rede das Cidades de Aprendizagem foi aprovada em 2013, na Declaração de Pequim sobre Aprendizagem ao Longo da Vida para todos, traçando como objetivos a promoção da inclusão, a prosperidade e a sustentabilidade nas suas cidades.

A Rede integra cidades capazes de responderem às necessidades de aprendizagem dos seus cidadãos; de utilizar os recursos de forma mais eficaz; proporcionar oportunidades de aprendizagem; de promover a igualdade e a justiça social; manter a coesão social, e de criar uma prosperidade sustentável.

Da Beira Interior faziam já parte desta rede Mação e Pampilhosa da Serra a que se junta agora o Fundão.

A Rede em Portugal integra também Câmara de Lobos, Cascais, Anadia, Lagoa-Açores, Praia da Vitória, Gondomar, Alcobaça, Setúbal, Cantanhede, Batalha, Loures, Ourém e Braga.