Manteigas: Freguesias de Sameiro e Vale de Amoreira terão desfibrilhadores ao serviço da população

As freguesias de Sameiro e Vale de Amoreira, no concelho de Manteigas, terão um Desfibrilhador Automático Externo (DAE) ao serviço da comunidade, revelou Flávio Massano, presidente da Câmara Municipal, na última sessão da Assembleia Municipal de Manteigas.

O autarca anunciou um conjunto de ações materiais e imateriais em curso na freguesia de Sameiro, devido ao grande incêndio de 2022 e posteriores enxurradas, que afetaram gravemente as duas freguesias do município.


Para além dos desfibrilhadores, a Câmara de Manteigas investiu 178 mil euros na remoção de emergência daquilo que afetou as duas freguesias, 130 mil euros na passagem hidráulica em Sameiro, 75 mil euros nos estudos necessários para a APA aprovar as intervenções, 15 mil euros na requalificação Praia Fluvial da Reboleira, 800 mil euros num possível projeto, conjunto entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, e 150 mil euros para o desmantelamento das ruínas no Ski Parque.

À margem destes investimentos, Flávio Massano garantiu ainda a requalificação do telhado da Escola de Sameiro, no valor de 40 mil euros.

“O que já foi feito e ainda vai ser feito é um brutal investimento para a freguesia e deve deixar toda a gente satisfeita”, frisou Flávio Massano, que recordou que, em 2018, a autarquia investiu, na freguesia de Sameiro, 20 mil euros na rede de saneamento e 22 mil euros no parque cívico e ambiental.

A autarquia manteiguense vai ainda demolir casas que estão em ruína e “a colocar em perigo a segurança dos habitantes de Sameiro”, avançou Flávio Massano.