A Câmara Municipal da Covilhã pretende lançar, até ao final do mandato, a construção de uma via desde a rotunda do Intermarché até à zona da Estação, com o objetivo de “desafogar o trânsito na zona baixa da cidade”.
O anúncio foi feito por Vítor Pereira, presidente da autarquia, durante a última sessão da Assembleia Municipal da Covilhã, que teve lugar no passado dia 19.
“É um projeto importante para a Covilhã, porque visa descongestionar o trânsito naquela zona da cidade e, por outro lado, proporcionar acesso rápido e fácil às três unidades hospitalares: Hospital Pêro da Covilhã e aos futuros Hospital Privado das Beiras e Hospital da CUF”, explicou.
O projeto existe há alguns anos, mas necessita de uma atualização, disse Vítor Pereira, em declarações aos jornalistas, sublinhando que quer começar a obra ainda este mandato, uma vez que poderá ajudar, também, a criar mais habitação.
“Há muitas pessoas a aceder à zona da Associação Desportiva da Estação (ADE) e as zonas que ladeiam esse acesso poderão comportar habitação e a Covilhã precisa de mais habitação. Em termos urbanísticos, temos que pensar na Covilhã para o futuro e ali pode ser mais uma zona de expansão da cidade”, frisou.
A via que está atualmente a ser requalificada irá ficar com sentido único, salientou o autarca, sem especificar, por agora, qual o sentido que irá permanecer.
Vítor Pereira não revelou o valor do projeto, vincando, no entanto, que se trata de um investimento de “largas centenas de milhares de euros”.