As candidaturas à segunda edição do (Re)Cri’Arte – Programa de bolsas artísticas de longa duração do Município do Fundão estão abertas entre 15 de março e 15 de abril.
De acordo com a autarquia, este é o primeiro programa de bolsas artísticas de índole municipal a ser criado em Portugal e pretende “apoiar o setor da cultura e os seus profissionais, concedendo bolsas para o desenvolvimento de projetos relativos a qualquer área artística”.
O programa (Re)Cri’Arte tem como objetivos “apoiar, envolver, promover e fixar os artistas e outros técnicos de áreas de apoio ao desenvolvimento de atividades culturais, fomentando a criação artística e integrando-a no plano de programação da autarquia, contribuir para a renovação do tecido artístico regional e para a criação de novos públicos, incentivar o dinamismo e a inovação e desenvolver projetos que envolvam a comunidade”.
Serão admitidos a concurso artistas com idade igual ou superior a 18 anos, que se proponham a desenvolver trabalhos de criação artística no concelho do Fundão. As candidaturas devem ser formalizadas a partir de dia 15 de março, em formulário eletrónico disponível em www.cm-fundao.pt.
Segundo a nota de imprensa, serão atribuídas 10 bolsas artísticas com a duração de um ano e com o valor de 7200 euros cada. Para além da bolsa, haverá também a possibilidade de apoio ao nível dos equipamentos e materiais necessários para a concretização dos diferentes projetos artísticos, mediante análise prévia.
No âmbito do programa (Re)Cri’Arte irá ser ainda contemplada a atribuição de residência no concelho do Fundão para os primeiros cinco artistas/projetos selecionados.
O regulamento do concurso está disponível em www.cm-fundao.pt.