No âmbito do PRR, na área da Comunidade das Beiras e Serra da Estrela, 11 dos 15 municípios rubricaram acordos com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, IHRU, a 8 de janeiro, para a construção ou reabilitação de 255 fogos a rendas acessíveis, no valor de 35 milhões de euros.
O Fundão foi um dos municípios que só mais tarde teve luz verde do IHRU para o investimento de 20 milhões, que resultará em 126 habitações, detalhou o presidente Paulo Fernandes durante a reunião pública de dia 28.
O autarca vincou que nesse dia “foi finalmente assinado o contrato do PRR Habitação, que não tinha sido possível assinar na cerimónia pública de janeiro”
Sublinha que o município vai agora “acelerar esse programa de execução na área da habitação”.
Recordar que em janeiro de 2023, a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) assinou um acordo para reforçar a oferta de habitação acessível na região.
O protocolo assinado com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) implica um investimento de 82 milhões de euros, que irão garantir a reabilitação ou construção de raiz de 700 imóveis a preço acessível nos concelhos que fazem parte da CIMBSE.