Pedro Inácio na tertúlia “Conversas com Água” no Museu da Covilhã

No âmbito do Dia Mundial da Água, que se assinala a 22 de março, o Museu da Covilhã promove uma tertúlia de reflexão acerca de questões relacionadas com os recursos hídricos e o património cultural da água, pode ler-se em nota de imprensa.

A tertúlia, que decorre no dia 21 de março, às 18:00 horas, insere-se na ação “MC2 Movimentos Culturais Coletivos” e terá como convidado o museólogo Pedro Inácio, Conservador do Museu da Água da EPAL, que irá “focar alguns exemplos relacionados com a gestão da utilização da água e, perante a escassez do precioso líquido, o seu uso eficiente”.


De acordo com o documento enviado à RCC, a sua comunicação, subordinada ao tema “Património Cultural da Água: Aquedutos, da obra antiga aos monumentos históricos”, procurará “demonstrar o papel de diferentes sistemas de abastecimento de água, alguns dos quais remontando à época romana”.

Pedro Inácio é natural de Lisboa e reside no concelho de Mafra.

É Licenciado em Ciências Históricas, pela Universidade Lusíada de Lisboa e tem mestrado em “Museologia e Património”, pela Universidade Nova de Lisboa. Possui ainda um curso Pós-Graduação “Direito do Património Cultural”, pela Universidade de Direito de Lisboa.

É vice-presidente da APOM – Associação Portuguesa de Museologia. Museólogo, investigador e conservador do Museu da Água da EPAL, “tem-se dedicado à história do abastecimento de água”. É autor de diversos livros e artigos relacionados com o Património Cultural da Água.