O Teatro Municipal da Covilhã junta-se à celebração da vida e obra de Ruy de Carvalho, acolhendo a exposição Retratos Contados.
A exposição está a percorrer o país para celebrar os 97 anos de vida, e 83 de carreira, que conferem a Ruy de Carvalho o estatuto de ator mais velho no ativo em Portugal.
A Covilhã, e o seu teatro, teriam que ser passagem da mostra, uma vez que foi aqui que ele, ainda em criança, pisou o palco pela primeira vez e, ao receber esses aplausos, decidiu que queria ser ator, disse o curador da exposição, Nelson Mateus, em declarações à Rádio Clube da Covilhã.
Uma mostra onde os visitantes “vão encontrar um pouco, do muito, que é a vida e a obra de Ruy de Carvalho”, vinca o responsável.
Retratos onde estará não o ator, mas o homem, garante Nelson Mateus.
“O que vai estar aqui retratado é o homem, é aquele que eu considero o avô de Portugal. Até os mais novos se reveem nisso, porque ele ainda está na TVI, com o Inspetor Max, apesar de já ter sido gravada há mais de 20 anos”, recordou.
Nas palavras de Nelson Mateus está é uma mostra “imperdível e inesquecível” onde se verá amor e entrega.
“É o que ele tem feito ao longo destes 83 anos, entregar-se ao público”, disse.
Nelson Mateus vinca que Ruy de Carvalho nutre pela Covilhã, e por este palco, um carinho especial e deixa à Câmara Municipal da Covilhã o desafio de colocar na entrada do TMC uma placa com o seu nome, para que as futuras gerações “não esqueçam este grande nome do teatro português”.
Retratos Contados é uma mostra de fotografia que estará patente no Foyer do Teatro Municipal da Covilhã até 21 de abril.
O próprio ator vai estar na Covilhã, dia 20 de abril, às 15:00, numa tertúlia em que irá partilhar as suas histórias de vida com o público.