Covilhã: Misericórdia realiza “Mês da DiverCidade Cultural”

A Santa Casa da Misericórdia da Covilhã organiza a terceira edição do projeto cultural “Mês da DiverCidade Cultural” ao longo do mês de maio. Uma iniciativa que vem no seguimento do sucesso das edições anteriores, sublinha a instituição em nota enviada à RCC.

“Um evento municipal que visa celebrar e conscientizar a comunidade sobre a diversidade cultural”, sublinha a nota, frisando que o evento “continua a apostar na valorização e divulgação da intervenção com a população migrante do concelho e a sua crescente importância para o desenvolvimento social e local, dando a conhecer a diversidade cultural existente neste território, onde sons, sabores e cores de diversos países e culturas nos enriquecem”


Do programa destaque para a IIIª Caminhada Urbana Intercultural, no dia 14 de maio, pelas 18:30. Tem início na Rua Marquês d’Ávila e Bolama (perto dos serviços académicos da Universidade da Beira Interior), onde cada participante ostentará a bandeira do seu país de origem. A jornada culminará na Praça do Município, ao lado dos Paços do Concelho, onde as bandeiras serão dispostas como um símbolo de respeito à interculturalidade.

“Ao longo do percurso, os participantes recolherão peças de um quebra-cabeças que, quando unidas na Praça do Município, formarão o Mapa do Mundo – um sinal de unidade na diversidade”, explica a organização. A participação é gratuita e aberta a toda à comunidade. A organização apela a quem queira participar que use uma peça de roupa branca, bastando acautelar a disponibilização da devida bandeira mediante inscrição antecipada através do contato 275 310 233 ou AQUI

No dia 21 de maio, entre as 14:30 e as 20:00, realiza-se no Jardim do Lago a IIIª Mostra Cultural.  A abertura oficial está marcada para as 14:30. Do programa consta uma «roda de conversa» (às 15:00) e após as 16:30 irão decorrer diversas iniciativas culturais de divulgação e estreitamento das relações entre as diferentes comunidades residentes na Covilhã (exposições, mostra cultural e gastronómica). A happy hour é às 17:00, momento em que os participantes (através de duas senhas fornecidas pela organização) podem saborear duas comidas dos diversos países representados na mostra.