Fundão é região convidada da 40ª edição da Ovibeja

O Fundão é a região convidada da 40ª edição da Ovibeja, que terá lugar entre os dias 30 de abril e 5 de maio, em Beja, estando presente na iniciativa com um stand no Pavilhão Institucional e outro no Campo da Feira – Pavilhão de Inovação e Tecnologia.

De acordo com a nota de imprensa, nesta edição a Ovibeja elegeu o associativismo como tema principal. No âmbito desta temática, a ACOS – Associação de Agricultores do Sul e a Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) irão realizar o “II colóquio Nacional do Pastoreio Extensivo – A importância da cooperação e o associativismo”, no dia 30 de abril, a partir das 15:00, no Auditório ACOS. Vão intervir representantes do Centro de Competências do Pastoreio Extensivo e Centro de Competências de Caprinicultura, de diversas associações e agrupamentos de produtores, federações e da Câmara Municipal do Fundão, a região convidada este ano.


No dia 3 de maio, às 15:00, no auditório do Centro de Incubação de Base Tecnológica – CIBT NERBE, irá decorrer o painel “Integração de Migrantes no Baixo Alentejo: qual o caminho?”, onde o Centro para as Migrações do Fundão e a política de integração da autarquia fundanense estarão em destaque com a participação de Filipa Batista, responsável pelo centro.

Neste painel irão ainda participar Vasco Malta, OIM Portugal; Rui Garrido ACOS – Associação de Agricultores do Sul; David Simão, NERBE – Associação Empresarial do Baixo Alentejo; Isaurindo Oliveira – Caritas Diocesana de Beja; e Madalena Palma – Associação ESTAR. A moderação estará a cargo da jornalista Ana de Freitas.

O dia 4 de maio será dedicado ao “Dia da Região Convidada: Fundão | Agrotech”, com a promoção de uma palestra no Campo da Feira – Pavilhão de Inovação e Tecnologia, às 11:30, promovida pela InovTechAgro, Câmara Municipal do Fundão e ACOS, num momento em que terá lugar a apresentação do projeto Agrotech, pelo vereador da Câmara Municipal do Fundão, Pedro Neto.

Às 15:00, terão lugar demonstrações de soluções tecnológicas testadas no âmbito do Centro Agrotech do Fundão

“Numa altura em que o sector agrícola mais necessita de um olhar comprometido com a salvaguarda da biodiversidade e da sustentabilidade, empresarial e rural, urge fazer uma reflexão sobre o papel do associativismo como voz dos agentes de produção, transformação e comercialização agropecuários e florestais”, pode ler-se em nota de imprensa.

Para a autarquia, a participação e o destaque da região do Fundão na Ovibeja “reitera a estratégia da autarquia na promoção e adoção de tecnologias de vanguarda e práticas agrícolas inteligentes que respondam aos desafios contemporâneos do sector agrícola, como as alterações climáticas, a necessidade de aumento da produtividade e a sustentabilidade ambiental”.