Jesuíno Simões, professor de física na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, está entre os dez finalistas, a nível nacional, do Global Teacher Prize.
O Global Teacher Prize é um prémio promovido pela Fundação Varkey, sendo reconhecido internacionalmente como o “Nobel da Educação”, e chega atualmente a professores de 120 países.
A edição do Global Teacher Prize Portugal atribui um prémio de 30 mil euros ao professor eleito em cada ano, com o objetivo de “valorizar a profunda importância dos professores no desenvolvimento do país e de cada comunidade onde está inserido”, pode ler-se na página dos prémios.
A organização destaca a carreia de Jesuíno Simões pela “inovação e compromisso em criar um ambiente educativo estimulante e inclusivo”.
“Desde que iniciou a sua carreira, em 1994, tem sido um facilitador de aprendizagens, adotando uma abordagem pedagógica que valoriza a interação e a participação ativa dos alunos na construção do seu próprio conhecimento. Na sala de aula utiliza uma combinação de métodos tradicionais e digitais para envolver os alunos. Destaca-se pelo uso eficaz de Recursos Educativos Digitais (RED) para simulações e atividades interdisciplinares STEAM, o que permite uma abordagem prática e contextualizada dos conteúdos de Física e Química”.
Um dos projetos “mais inovadores” do professor é o “desenvolvimento de relatórios orientados para o ensino básico que têm como objetivo desenvolver a autonomia dos alunos e fomentar o pensamento crítico, preparando-os não apenas para exames, mas para desafios reais”, frisa a organização.
Este prémio internacional, não só atribui um milhão de dólares ao vencedor e dinamiza uma rede de professores com todos os 50 finalistas de cada ano.
O concurso é dirigido a todos os docentes que exerçam a profissão, desde o pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade (regular ou outros).