Rastreio e palestra sobre hipertensão dia 15 no Ourondo

Várias entidades da região, nomeadamente a Farmácia Holon da Cova da Beira, a Equipa da Consulta Aberta da HTA da ULS Cova da Beira, a Faculdade de Ciências da Saúde, Medubi, Ubipharma e a Câmara Municipal da Covilhã, uniram esforços para lançar uma iniciativa de rastreios na comunidade, foi anunciado em nota de imprensa.

O lançamento oficial do projeto ocorreu no dia 10 de maio, com rastreios realizados na Farmácia da Covilhã, na Farmácia Pedroso e no Centro de Atividades da Covilhã.


A iniciativa tem continuidade, dia 15, no Ourondo, onde terão lugar rastreios e também a sensibilização da comunidade sobre a importância da monitorização da pressão arterial e incentivar a adoção de hábitos saudáveis para prevenir e controlar esta condição de saúde.

O programa tem como “objetivo identificar possíveis casos de hipertensão arterial não diagnosticados, uma condição de saúde que afeta uma parte significativa da população, muitas vezes sem sintomas aparentes e potencialmente perigosa se não tratada adequadamente”

Os rastreios estão a ser conduzidos por jovens estudantes dos cursos de Mestrado Integrado em Medicina e Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da UBI, que estão disponíveis para realizar medições gratuitas da pressão arterial. Além disso, oferecem ainda orientações sobre hábitos de vida saudável e medidas preventivas para controlar a hipertensão arterial.