UBI participa em projeto para “promover cultura de inovação na saúde”

A Universidade da Beira Interior (UBI) participa no projeto RESTLESS – empoweRing univErsity Students Through heaLth EntrepreneurShip trainingS, enquadrado no programa Erasmus+ e cofinanciado pela União Europeia em cerca de 250 mil euros.

A reunião de arranque dos trabalhos decorreu nos dias 16 e 17 de abril, no spinPLACE, um espaço que serve de centro de negócios e coworking, na Universidade de Silesia, na Polónia, que lidera o consórcio.


De acordo com a UBI, o projeto visa “treinar e empoderar os estudantes universitários de medicina e outras ciências da saúde, ciências naturais, engenharia, ciências empresariais e TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) com competências empreendedoras, digitais e green skills, e promover a integração da educação para o empreendedorismo nestas áreas de estudo, promovendo uma cultura de inovação no mercado da saúde que possa beneficiar toda a sociedade”.

“Pretende-se, assim, desenvolver um programa de formação, cultivando estas competências, e aumentando a compreensão dos estudantes em áreas chave relacionadas com a saúde”, pode ler-se na página da instituição.

Os estudantes universitários e graduados, especializados nas áreas mencionadas, terão a oportunidade de se juntar a bootcamps e defender as suas ideias inovadoras numa conferência final no Chipre.

O projeto conta com a colaboração de cinco parceiros, reunindo três instituições de Ensino Superior (Universidade de Silésia, Universidade Cologne-Hospital e Universidade da Beira Interior), um parque tecnológico (JOIST Innovation Park) e uma empresa (GrantXpert). Participam no projeto a Polónia, Alemanha, Portugal, Grécia e Chipre.

A equipa portuguesa conta com a participação dos investigadores Arminda do Paço e Ricardo Gouveia Rodrigues (Departamento de Gestão e Economia e NECE) e Ana Rodrigues Gouveia (Departamento de Ciências Médicas e NECE).