Alunos do curso de Design de Moda da Universidade da Beira Interior (UBI) e utentes do Centro de Ativ’Idades (CAI) estão a desenvolver, em conjunto, os trajes com que os participantes deste centro se vão apresentar nas Marchas Populares da Covilhã, revela a autarquia em nota de imprensa.
A iniciativa está a ser desenvolvida em parceria com o Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios, com a UBI e com a Câmara da Covilhã.
O objetivo, segundo o documento enviado à RCC, passa por criar uma interação intergeracional, que tem vindo a ser desenvolvida pelo CAI, com a intenção de “estimular as relações interpessoais e a socialização dos envolvidos”.
“Foi a participação do CAI nas Marchas Populares que levou jovens e menos jovens a juntarem-se neste projeto, que também se afirma como uma homenagem à Universidade da Beira Interior e toda a comunidade académica que marca a cidade e os covilhanenses”, sublinha a autarquia.
O tema escolhido pelo grupo foi “A Nossa Universidade”.
Os figurinos dos fatos foram criados pelos alunos de Design de Moda e vão representar cada uma das cinco faculdades da UBI (Faculdade de Ciências, Faculdade de Engenharia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Faculdade de Artes e Letras, Faculdade de Ciências da Saúde).
Já o trabalho de confeção começou em maio e está a ser desenvolvido num âmbito de uma formação do Modatex “que, além da aprendizagem, também proporciona uma troca de experiências muito enriquecedora”.
O resultado final será conhecido no dia 15 de junho, com a marcha do CAI, à semelhança de todas as outras, desfilar entre o campo das festas e a Praça do Município.
Esta marcha irá desfilar ao som de uma composição original da Desertuna – Associação Cultural e terá como padrinhos representantes da AAUBI.