AM Covilhã aprova proposta de recomendação para reabertura da caixa multibanco no Bairro da Estação

A Assembleia Municipal da Covilhã aprovou, por unanimidade, uma proposta de recomendação, proposta pelo PCP, para a reposição de uma caixa multibanco no Bairro da Estação.

O documento, lido por Vítor Reis Silva (PCP), é dirigido à Câmara Municipal da Covilhã “para, em articulação com a Junta de Freguesia da União de Freguesias Covilhã e Canhoso, promover as diligências necessárias junto das entidades bancárias e reguladoras, para a reabertura de serviços bancários de proximidade, nomeadamente terminais multibanco que sirvam a população”.


Hélio Fazendeiro, líder da bancada socialista, reconheceu a necessidade de haver um serviço bancário no local, relembrando, no entanto, que “assegurar caixas multibanco não é competência das autarquias”.

“Assegurar caixas multibanco não é competência das autarquias. São iniciativas privadas da área da banca. Apesar de tudo, saudamos com agrado aquilo que já foi anunciado pela União de Freguesias na disponibilidade para ajudar a resolver esta situação”, disse.

Vítor Reis Silva, na sua intervenção, relembrou que, em 2023, um grupo de moradores do Bairro da Estação lançou um abaixo-assinado, no qual exigiam a “reposição da caixa multibanco”. O documento foi dirigido à Câmara Municipal da Covilhã e à Junta de Freguesia da Covilhã e Canhoso.

“Mais tarde vêm alertar que o recente encerramento do balcão do Millenium veio penalizar ainda mais a situação do comércio local, desde logo o existente no CCE –

Centro Comercial da Estação, e a população, uma vez que o fecho do balcão e de duas caixas ATM/Multibanco, restando, por agora, apenas uma no interior do CCE, inacessível após o encerramento do centro, prejudica em especial a população mais idosa e menos familiarizada com o acesso online, que se vê privada de mais um serviço de proximidade e essencial. Este facto, somado a outros, como o estacionamento tarifado, ameaça o desenvolvimento social e económico desta zona”, pode ainda ler-se no documento.

A proposta foi aprovada por unanimidade na última reunião da Assembleia Municipal da Covilhã, que teve lugar ontem, dia 25.