Centro de Solidariedade Social de S. Jorge da Beira realiza estudos sobre depressão e hábitos tóxicos

O Departamento de Psicologia do Centro de Solidariedade Social de São Jorge da Beira realizou dois estudos relacionados com idosos institucionalizados em ERP (Estrutura Residencial para Idoso). Um dos estudos centrou-se na prevalência de declínio cognitivo e o outro na depressão, solidão e hábitos tóxicos.

De acordo com a nota de imprensa, os resultados dos estudos “revelam a complexidade dos fatores que afetam a saúde dos idosos institucionalizados”. A alta prevalência de declínio cognitivo, depressão e hábitos tóxicos “sugere a necessidade urgente de intervenções multidimensionais”.


Os estudos apresentados pelo Departamento de Psicologia do CSSSJB demonstram a “necessidade de um enfoque holístico no cuidado aos idosos institucionalizados”.

As propostas de intervenção “visam melhorar a qualidade de vida e reduzir os riscos associados ao declínio cognitivo e outros problemas de saúde”.

Os estudos foram apresentados na 3ª edição das Conferências Internacionais em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade da Beira Interior (UBI).