Cortes do Meio: Investimento de 208 mil euros prevê requalificação do Campo Multidesportos do Louseiro  

O Campo Multidesportos do Louseiro, na freguesia de Cortes do Meio, irá sofrer uma requalificação no valor de 208 mil euros, sendo que a Câmara Municipal da Covilhã irá comparticipar a obra em 100 mil euros, avançou Vítor Pereira, presidente da autarquia, na última reunião pública do executivo.

A empreitada prevê a construção de uma pista de atletismo e um campo multijogos em relva sintética, que albergará as modalidades de futebol de 7, andebol e basquetebol. Outro dos objetivos da obra é a requalificação dos balneários.


A pista de tartan, denominada “Pista de Atletismo Samuel Barata”, em homenagem ao atleta natural de Cortes do Meio, é constituída por um anel de três corredores.

O projeto foi explicado por José Armando Serra dos Reis, vice-presidente da Câmara da Covilhã, que adiantou que o campo está localizado num “sítio privilegiado” e contribuirá para a “valorização turística do território”.

“Localiza-se muito próximo do cruzamento da Estrada Nacional 230, do futuro nó do IC6 e de um dos melhores acessos às Penhas da Saúde”, frisou.

Recordar que Jorge Viegas, presidente da Junta de freguesia de Cortes do Meio, já tinha adiantando, em declarações à RCC, em janeiro de 2023, que o campo não era utilizado há muitos anos e precisava de uma requalificação.

Segundo explicou Vítor Pereira, esta obra insere-se num pacote de obras a realizar em várias freguesias do concelho, totalizando um investimento superior a meio milhão de euros (com IVA).

Foram aprovadas as minutas de protocolo de apoio para a recuperação de tanque e levada no Olival da Fonte, em Orjais, num investimento de 35 mil euros; a construção de casas de banho públicas junto ao cemitério de Orjais, com 40 mil euros; obras na rotunda do farrapeiro, no Dominguizo, no valor de 6 mil euros, requalificação do Parque das Oliveiras, no Ferro, pela quantia de 66 mil euros,  a Rota dos Lavadouros, no Tortosendo, com 10 mil euros, o projeto do novo Espaço de Cidadão e Casa Mortuária, na Vila do Carvalho, com um investimento de 10 mil euros; a requalificação das casas de banho no largo da Eira, em Casegas, com 44 mil euros, a criação de uma área multijogos em Unhais da Serra, com 88 mil euros, o Centro Interpretativo do Brulhão, em Vales do Rio, com 25 mil euros, e a substituição da cobertura da capela da Borralheira, no valor de 9674 euros.

As minutas de protocolo foram aprovadas por unanimidade na reunião pública do executivo, que teve lugar hoje, dia 21, no Auditório Municipal.