“Embaixadores dos Afetos Ajudaris”: Alunas do AE Frei Heitor Pinto animam pediatria do CHUCB

No âmbito das comemorações do Dia da Criança, duas alunas voluntárias do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, Joana Nunes (11°DF) e Alberta Almeida (10° CF), na segunda-feira, dia 3, junho, dinamizaram, a pedido da associação Ajudaris, uma iniciativa para levar “alegria, cor e livros” ao serviço de Pediatria do Hospital Pêro da Covilhã.

Na iniciativa as alunas foram orientadas e acompanhadas pela docente Rogélia Proença, coordenadora do Projeto ‘Leitura, Escrita e Solidariedade – Ajudaris”, no AEFHP.


As denominadas “Embaixadores dos Afetos Ajudaris” entregaram uma “Caixa Mágica” com livros que integram a coleção das “Histórias da Ajudaris”, com os temas “Animais” e “Água”, jogos origami e marcadores de página para que cada criança descubra o animal escondido, revela a docente em nota de imprensa.

O objetivo deste projeto é proporcionar às crianças internadas, ou em consulta, a possibilidade de ouvir uma leitura ou criar uma história para o próximo livro.

Na nota é sublinhando que desde 2014 vários alunos do AEFHP, de várias faixas etárias e escolas, têm colaborado com este projeto de leitura, escrita e voluntariado que reverte para a ajuda a crianças carenciadas apoiadas pela associação.

Com a iniciativa «Embaixadores dos Afetos Ajudaris», pretende -se “promover a literacia linguística e estética” e, por via delas, a literacia do coração” entre as crianças nos hospitais de Portugal, colaborando para o seu pleno desenvolvimento, bem como na sua inclusão e integração social, partilhando a leitura de outros “meninos autores” já consagrados nos livros Ajudaris, explica a nota.