No âmbito das comemorações do Dia da Criança, duas alunas voluntárias do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, Joana Nunes (11°DF) e Alberta Almeida (10° CF), na segunda-feira, dia 3, junho, dinamizaram, a pedido da associação Ajudaris, uma iniciativa para levar “alegria, cor e livros” ao serviço de Pediatria do Hospital Pêro da Covilhã.
Na iniciativa as alunas foram orientadas e acompanhadas pela docente Rogélia Proença, coordenadora do Projeto ‘Leitura, Escrita e Solidariedade – Ajudaris”, no AEFHP.
As denominadas “Embaixadores dos Afetos Ajudaris” entregaram uma “Caixa Mágica” com livros que integram a coleção das “Histórias da Ajudaris”, com os temas “Animais” e “Água”, jogos origami e marcadores de página para que cada criança descubra o animal escondido, revela a docente em nota de imprensa.
O objetivo deste projeto é proporcionar às crianças internadas, ou em consulta, a possibilidade de ouvir uma leitura ou criar uma história para o próximo livro.
Na nota é sublinhando que desde 2014 vários alunos do AEFHP, de várias faixas etárias e escolas, têm colaborado com este projeto de leitura, escrita e voluntariado que reverte para a ajuda a crianças carenciadas apoiadas pela associação.
Com a iniciativa «Embaixadores dos Afetos Ajudaris», pretende -se “promover a literacia linguística e estética” e, por via delas, a literacia do coração” entre as crianças nos hospitais de Portugal, colaborando para o seu pleno desenvolvimento, bem como na sua inclusão e integração social, partilhando a leitura de outros “meninos autores” já consagrados nos livros Ajudaris, explica a nota.