Ferro: Mais produtores e visitantes marcaram edição de 2024 da Feira da Cereja  

A Feira da Cereja, na vila do Ferro, contou mais produtores do fruto, expositores e visitantes, numa edição que bateu recordes e tem como objetivo mostrar o ex-libris da Cova da Beira e “aquilo que de bom se faz na localidade”.

Num certame em que a cereja é a “rainha da festa”, Gilberto Melfe, presidente da Junta de Freguesia do Ferro, relembrou a quebra na produção deste fruto, que, este ano, atingiu os 70%, não só na zona, mas em todo o país.


“É óbvio que há quebra e os nossos agricultores estão desanimados, porque andam um ano a trabalhar para desenvolver o produto e depois têm um a quebra muito grande, mas, no que toca à feira, há ainda mais cereja do que na edição do ano passado”, explicou.

O autarca falava em declarações à RCC durante uma emissão em direto a partir da Feira Agrícola da Cereja, na vila do Ferro.

De ano para a ano, o certame tem sido cada vez melhor, disse Gilberto Melfe, sublinhando que o objetivo é “crescer e dinamizar a freguesia”.  

Na edição do ano passado estiveram presentes cerca de 10 mil pessoas, durante os três dias, e cerca de 6 mil para assistir ao concerto de Rebeca. Este ano, eram esperados, no recinto, cerca de 7 mil participantes, no sábado, para assistir à atuação de Romana.

Entre artesanato, gastronomia e agricultura, o certame contou com 43 expositores, um aumento de três stands relativamente a 2023.

“Fico contente, porque, este ano, conseguimos atrair mais três agricultores, mas o objetivo é ter todos os agricultores da freguesia no próximo ano”, disse.

A Feira Agrícola da Cereja decorreu entre os dias 31 de maio e 2 de junho no Parque de Festas da vila do Ferro.