Jogo/performance inspirado no Jogo da Glória sensibiliza para alterações climáticas

Tendo por base o tradicional Jogo da Glória a ASTA – Teatro e Outras Artes criou o Green ETHICS Jogo-Performance, que visa consciencializar para as alterações climáticas.

Os espetadores são as equipas que, lançando o dado, vão percorrer as 25 casas do tabuleiro. Cada uma delas revela atividades diferentes, desde perguntas, a vídeos ou pequenas performances, sempre com um denominador comum: o ambiente, explicou Sérgio Novo.


Por cada casa superada a equipa ganha pontos. No final, todos os pontos conquistados são transformados em árvores que a ASTA se compromete a plantar.

A antestreia, aberta à comunicação social, teve lugar esta quarta-feira, dia 19, na escola EB N.º 2 do Teixoso.

Um espetáculo em que a interação com o público é uma constante. Para além de responder aos desafios de cada casa, tem também de pedalar para gerar a energia suficiente para o espetáculo se realizar.

Ao longo do jogo os atores são chamados a cena para pequenas performances, em que de forma simples, retratam vários acontecimentos das alterações climáticas e as suas consequências, explicou António Abernú, encenador do espetáculo.

O jogo é uma das faces visíveis do projeto Green ETHICS, que junta 18 parceiros de 12 países, sendo a ASTA o único português, e pretende alertar para a temática das alterações climáticas.

Um espetáculo para todas as idades, que estreia no Jardim das Artes dia 29 de junho, às 18:30 com reposição no dia seguinte, partindo depois em digressão um pouco por todo o país.