O mestrado em Gestão de Unidades de Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI) assinala 25 anos de existência, com a realização do VI Seminário de Gestão em Saúde. A sessão comemorativa acontece na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas na sexta-feira, dia 7, a partir das 15:00.
O evento terá a participação do Reitor da UBI, Mário Raposo, da diretora deste curso de 2.º ciclo, Anabela Almeida, e do delegado do 1.º ano, António Rodrigues. Seguem-se as comunicações do presidente do Conselho Diretivo do INSA – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Fernando Almeida, e do Chief Risk Officer, da Luz Saúde, Artur Vaz.
Durante a manhã, o programa inclui duas sessões de trabalho com as participações de José Pedro Antunes, da USF Arte Nova (ACES Baixo Vouga), e de Cláudia Ferreira da Silva, Head of Innovation and Operational BI, da CUF. O evento termina com a divulgação dos posters premiados.
O mestrado em Gestão de Unidades de Saúde da UBI “destina-se a proporcionar uma sólida formação, estruturando-se em torno das duas vertentes principais das unidades prestadoras de cuidados de saúde”, revela a universidade em nota de imprensa.
“Por um lado, tem em consideração as especificidades próprias do sector de saúde e, por outro lado, presta a necessária atenção às matérias relacionadas com uma eficaz e eficiente gestão das organizações de saúde. São abordados e aprofundados novos métodos de gestão e administração das unidades prestadoras de cuidados de saúde, de forma a promover o desenvolvimento das necessárias capacidades de liderança que possibilitem uma Gestão de Unidades de Saúde, públicas ou privadas, que seja eficaz e eficiente, mas também responsável e personalizada”.
Entre as saídas profissionais, contam-se a direção e assessoria em hospitais, IPSS (lares, creches e outras entidades sociais, funções diretivas em várias profissões da área da saúde (medicina, enfermagem e outras funções técnicas especializadas), Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar e, ainda, chefia e direção de clínicas ou outros negócios na área da saúde.
Em janeiro obteve a revalidação, por três anos, do reconhecimento pela Ordem dos Médicos, que faculta aos profissionais médicos que o frequentem a obtenção de “Competência em Gestão dos Serviços de Saúde”, uma das subespecialidades atribuídas por esta ordem.