Município do Fundão tem projeto piloto com técnica inovadora de utilização de água

O Município do Fundão participa no projeto MED-WET, cuja reunião de consórcio teve lugar no Cairo, Egito, onde foram apresentadas três soluções inovadoras de utilização de água.

No âmbito do projeto, o Município do Fundão tem a decorrer um ensaio piloto, na Quinta Experimental do Seminário, onde está a ser testada uma tecnologia de irrigação inovadora (SLECI), desenvolvida pela Universidade de Wismar (HSW), na Alemanha, aplicada à produção de cereja, revela em nota de imprensa.


Esta tecnologia pretende afirmar-se como uma solução de irrigação eficiente e sustentável com baixo consumo de água e de baixo custo, utilizando materiais naturais e disponíveis a nível regional.

O projeto MED-WET tem como objetivo introduzir sistemas eficazes de irrigação agrícola, nomeadamente para agricultores de pequena dimensão na região do Mediterrâneo. O projeto MED-WET tem a duração de três anos e é constituído por um consórcio de oito entidades com origem em cinco países, nomeadamente Alemanha, Egito, Malta, Marrocos e Portugal.

A conferência final do projeto Med-Wet irá realizar-se no Fundão, nos dias 11 e 12 de outubro de 2024, no âmbito da 3ª edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão, onde serão apresentados os resultados do projeto e dos pilotos implementados, bem como será realizado um workshop de demonstração da tecnologia SLECI aberto a toda a comunidade.