A Mutualista da Covilhã foi escolhida para apresentar o projeto “Iniciativa Social Integrada”, direcionado a migrantes, em Praga, na 47.ª Assembleia Geral da Associação Internacional de Mutualidades.
A presentação vai decorrer no dia 12, anunciou Nelson Silva, presidente da instituição, em conferência de imprensa.
O responsável, na sua intervenção, frisa que se trata de um projeto inovador e que foi considerado relevante pela Associação Portuguesa de Mutualidades, que depois de analisar as várias propostas de âmbito da inovação social das várias mutualistas, escolheu o da Covilhã para representar Portugal.
“Mais que um grande orgulho, é o reconhecimento do trabalho e da estratégia que se tem trabalhado nos últimos anos”, vincou, dando conta que é a primeira vez que a instituição da Covilhã apresenta um projeto a nível internacional.
A Iniciativa Social Integrada é um projeto na área das migrações, detalhou Nelson Silva, explicando que integra a Casa Moura, enquanto estrutura de acolhimento temporário, conjugada com o projeto de capacitação de migrantes e os apartamentos de autonomia supervisionada.
Detalha que assenta num conceito integrado, uma vez que com este projeto a pessoa tem colhimento, ajuda na sua integração, na procura de emprego, na língua e a encontrar habitação.
A Estrutura de Acolhimento Temporário da Mutualista da Covilhã tem 30 camas contratualizada com o Instituto de Segurança Social. A instituição gere também, no âmbito da ISI, dois Apartamentos de Autonomização que acolhem Crianças e Jovens Estrangeiros Não Acompanhados (C/JENA) em transição para a idade adulta, igualmente protocolados com o ISS.
Neste encontro em Praga vão ser apresentados outros dois projetos europeus, nomeadamente de mutualistas de França e Alemanha.