New Hand Lab cria programa de residências artísticas para designers nacionais e internacionais

“Teias Criativas” é o nome de um programa de residências artísticas, para designers nacionais e internacionais, que acontece no New Hand Lab. A iniciativa conta com o apoio da Direção Geral das Artes, do Turismo do Centro, da Câmara Municipal da Covilhã e das Ideias Emergentes.

Em nota de imprensa, a organização revela que o objetivo é “revisitar o património industrial têxtil patente nesta antiga fábrica de lanifícios, hoje convertida em indústria cultural criativa, explorando as técnicas têxteis dos artistas que habitam o espaço como meio para a criação de obras únicas de design”.


As residências artísticas estão organizadas em três tipologias para a criação de obra, sendo que a primeira é com assistência de um mentor (abordando as técnicas têxteis de tufting, técnicas de agulhas, tecelagem e moda); a segunda passa pela observação de uma criação comunitária de índole têxtil (para desenvolver um objeto artístico de comunicação); por último, a re-interpretação de uma peça do acervo privado de obras têxteis (utilizando as media arts como ferramenta de criação).

Os designers podem submeter os projetos artísticos durante a open call e a sua seleção será realizada através de um júri convidado e especialista nas áreas transversais do programa.

O projeto também apresenta momentos de fruição pública, como conversas entre o designer e convidados e oficinas de criação facilitadas pelo designer e relacionadas com a sua experiência, ambas divulgadas em streaming; visitas à comunidade (escolar, social, artística e turística) com as parcerias de mediação que caracterizem o território em investigação.

A obra artística será inaugurada e exibida no New Hand Lab como exposição integrada na programação da Trienal Internacional de Design da Covilhã, a acontecer no segundo trimestre do ano 2025.

O projeto será apresentado esta quinta-feira, dia 20, às 16:00, no auditório do New Hand Lab, contando com a presença dos representantes dos apoios institucionais e da organização. A sessão é aberta ao público.