Prémio para projeto da UBI em concurso de ideias “Arrisca C”

Um projeto de investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI) da área do cancro do colo do útero foi o segundo melhor do concurso de ideias de negócio ARRISCA C 2024. A competição promovida pela Universidade de Coimbra teve este ano mais de 100 concorrentes.

O projeto “NanoDeteC: Nano-sensor versátil para Deteção precoce do Cancro do colo do útero” concorreu na categoria “Inovação”. É liderado por Ângela Sousa, investigadora do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI, contando ainda com a colaboração de outros investigadores do CICS-UBI e UCIBIO: Diana Gomes, João Silva e Luís Passarinha.


O ARRISCA C é um concurso de ideias de negócio, organizado pela Universidade de Coimbra, com um historial de 11 edições, que premeia ideias de negócio de base científica/tecnológica, a nível nacional, que tenham impacto em várias áreas. O concurso visa contribuir para a criação de spin-offs académicas e empresariais e startups. A competição inclui quatro categorias: Inovação; Inovação Júnior; Inovação Social e Sustentabilidade.

A entrega de prémios da edição de 2024 teve lugar em maio (dia 22), no auditório da Incubadora de Empresas da Figueira da Foz.