“Uma aposta ganha”. Desfile das Marchas da Covilhã melhora de ano para ano

A Praça do Município e as ruas desde o Campo das Festas, por onde passaram os 11 grupos participantes nas Marchas Populares Cidade da Covilhã, encheram para assistir ao espetáculo.

Como é tradição neste espetáculo popular, a cor, o brilho e a alegria são contagiantes e da Praça do Município ninguém arredou pé até que a última atuação terminasse.


No final só poderia fazer-se um balanço positivo, disse Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal, que organiza o certame, em conjunto com o Grupo Desportivo da Mata, sublinhando que se no início tinha “altas expectativas”, no final ficou com a certeza de que a noite foi “fantástica”.

“Uma noite fantástica. A iluminação, a moldura humana, a música, o talento e a alegria contagiaram-nos a todos. Foi um momento bastante elevado da nossa cultura popular”, disse o autarca.

Vítor Pereira frisa que o evento “está em força”, detalhando que em termos de participação não se poderá aumentar mais o número, para não estender em demasia o espetáculo. Um espetáculo que melhora de ano para ano, mostrando-se convicto que se assistiu “ao clímax” das Marchas na Covilhã.

Um espetáculo que regressou em 2016 e que tem crescido de ano para ano e é, claramente, “uma aposta ganha”, sublinha o autarca, avançando que no próximo ano poderá haver algumas melhorias, nomeadamente com mais lugares sentados no Pelourinho, e até com alterações na iluminação que este ano já foi diferente.

Com temas tão diversificados como homenagens às mulheres, a antigas profissões, como as lavadeiras, aos 50 anos do 25 de Abril, a história das coletividades e até, homenagens a outras associações, as 11 marchas, mais as duas convidadas, do ATL do Rodrigo e do Centro de Atividades, apresentam-se de novo, no sábado, dia 22, no Complexo Desportivo da Covilhã, onde a coreografia de cada grupo estará em destaque. O espetáculo começa às 20:30.

Irão apresentar-se a Marcha da Junta de Freguesia do Tortosendo, GIR do Rodrigo, Grupo Desportivo Águias do Canhoso, Grupo Recreativo Vitória de Santo António, União de Freguesias de Cantar Galo e Vila do Carvalho, Grupo Educação e Recreio Campos Melo, Grupo Desportivo da Mata, Moto Clube da Covilhã Lobos da Neve, CCD Oriental São Martinho, União de Freguesias de Teixoso e Sarzedo e CCD Leões da Floresta.