Câmara de Penamacor abre concurso público para requalificar edifícios na zona histórica

A Câmara Municipal de Penamacor aprovou, por unanimidade, a abertura de um concurso público para a requalificação de dois edifícios no “Cimo da Vila”. Segundo explicou António Beites, presidente da autarquia, o montante base é 220 mil euros e trata-se do “início do processo para a criação de condições habitacionais no concelho”.

“A perspetiva é que, nas próximas reuniões, possamos abrir os concursos públicos para mais dez fogos de construção nova”, frisou


Apesar de ter votado favoravelmente, a oposição na Câmara de Penamacor sublinhou que se trata de um voto favorável “com condicionamentos”, à semelhança do que é referido na nota do arquiteto da autarquia.

Filipe Batista, vereador do movimento independente “Abraçar Penamacor”, citou a informação avançada pelo funcionário da câmara: “É notória a estratégia confusa patente na proposta apresentada. Há riscos de delapidação patrimonial para lá de violação do plano. De forma não vinculativa, seria de desaconselhar a prossecução da proposta em obra de duvidosas consequências”.

O presidente do município garantiu que o parecer da Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) é favorável, salientando que o teor da informação apresentada o “conforta bastante”.

“Estamos a falar de dois imóveis que estão em ruínas e em perigo de cair para a via pública. O que está em causa é a reconstrução destes imóveis, mantendo a traça que eles hoje têm”, explicou.

Por fim, a oposição votou favoravelmente, mas com a condicionante do arquiteto da autarquia e da DRCC.

Para António Beites, “a vila de Penamacor está a começar a ter atratividade”, tendo, no entanto, “um problema habitacional”.

“Os nossos jovens têm dificuldade em conseguir habitação e há também dificuldades no mercado de arrendamento. Começa a ser insuficiente, apesar de os preços estarem a subir.

No final da reunião, em declarações aos jornalistas, António Beites adiantou que depois da requalificação o objetivo é alienação ou mercado de arrendamento.