Covilhã: Presidentes de junta pedem espaço próprio na Feira de S. Tiago para mostrar tradições das freguesias

Alguns presidentes de Juntas de Freguesia do concelho da Covilhã manifestaram a vontade de ter um espaço próprio para as suas localidades na Feira de São Tiago. Em declarações à RCC, na inauguração do certame, Rui Amaro, presidente da União de Freguesias do Peso e Vales do Rio, Paulo Quintela, de São Jorge da Beira, e António Carriço, presidente da União de Freguesias do Teixoso e Sarzedo, explicaram que o objetivo seria mostrar o que de melhor estas localidades têm para oferecer.

Para Rui Amaro, esta feira “tem que tomar uma dimensão concelhia e não apenas da cidade da Covilhã, incluindo as freguesias, para divulgar os seus sabores e tradições”.


“Antigamente, havia a Feira das Freguesias, agora, não havendo, se calhar é uma solução integrar esta parte na Feira de São Tiago e torná-la mais inclusiva”, disse.

Paulo Quintela, presidente da Junta de Freguesia de São Jorge da Beira, uma das localidades mais afastadas da sede concelho, revelou que ter as freguesias representadas no certame “era uma mais-valia”.

“Gostávamos que todas as pessoas da freguesia viessem. Era uma mais-valia para a Covilhã ter multidões, porque há muito para ver. Como estamos mesmo no fundo do concelho, queremos que se sintam perto”.

Já António Carriço salientou que a Feira de São Tiago “tem vindo a melhorar de ano para ano”, frisando, no entanto, que se deve “recuperar os tempos em que as freguesias estavam representadas no certame”.

“Em determinados anos, as freguesias faziam-se representar neste certame e penso que se deveria recuperar estes tempos, talvez dos seus 25 anos. Era uma mais valia parta este certame as freguesias terem a sua voz no mesmo”, explicou.

Durante a emissão em direto da RCC a partir do evento, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, lançou um repto às Juntas de Freguesias “para que venham encontro de quem nos visita para mostrar o melhor que têm e o melhor que fazem”.

“Estou a falar dos seus produtos endógenos, artesanato, associações e tradições”.

José Miguel Oliveira, vereador com o pelouro dos eventos na autarquia, relembrando que “a participação no certame é totalmente livre”, mostrou-se esperançoso de que “seja possível criar esse espaço no próximo ano, uma vez que existe esse interesse por parte dos presidentes de junta”.

“Se houver essa concordância por parte do senhor presidente da Câmara Municipal, porque não, para o ano, termos um espaço dedicado às Juntas de Freguesia?”, questionou.

O primeiro fim de semana da Feira de São Tiago juntou milhares de pessoas para assistir aos concertos de Zé Amaro, Bárbara Tinoco e The Lucky Duckies.

O certame, que decorre até dia 28 de julho, conta ainda com as atuações de Marisa Liz (19), Xutos & Pontapés (20), Minhotos Marotos (25), Unión Salsera e Tributo aos Queen (21), Quatro e Meia (26), António Zambujo (27) e Tributos e Elvis Presley e Tina Turner (28).

Nos dias de concertos, a bilheteira varia entre os dois e os cinco euros. Nos restantes dias, a entrada é gratuita e o certame conta com atuações de artistas locais no palco secundário.