Covilhã vai ter loja AIMA

A Covilhã vai ter uma Loja AIMA, Agência para a Integração Migrações e Asilo, anunciou Regina Gouveia, vereadora com o Pelouro da Ação Social na Câmara Municipal da Covilhã, durante a reunião pública de sexta-feira, dia 19.

Segundo a autarca, o município está a estudar a localização da estrutura, que poderá ter dois postos de atendimento. Um em espaço público na cidade e outro na UBI, para a população estudante, sendo que esta opção será ainda trabalhada em conjunto com a universidade.


Regina Gouveia sublinha a importância deste atendimento, vincando que o concelho “ficará melhor preparado para promover a integração e as boas práticas de acolhimento”.

Aos jornalistas, no final da reunião, a autarca explica que no caso do posto de atendimento que ficará em espaço público está já a estudar a melhor localização, respondendo aos critérios da Agência, entre eles o ter acesso direto, já no caso da universidade, detalha que irá reunir para ver essa possibilidade.

Regina Gouveia mostra-se convicta que o espaço poderá estar em funcionamento antes do final do ano.

A Loja AIMA é um espaço de prestação de serviços públicos em balcão único de atendimento que serve de interface dos cidadãos migrantes e das respetivas entidades empregadoras com diversos serviços de várias entidades públicas e privadas, designadamente no âmbito do processo de acolhimento e integração de migrantes.