Dois alunos da UBI entre os melhores do prémio Archiprix 2024

Os trabalhos de dissertação dos alunos do Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade da Beira Interior (UBI), Joel Filipe e André Geraldes, foram ambos finalistas na edição deste ano do Prémio Archiprix, prestigiada distinção académica nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista.

O trabalho de Joel Taborda Filipe, intitulado “Os lugares esquecidos da Covilhã. Usos temporários para (re)ativação de espaços devolutos”, mapeia edifícios e espaços abandonados na cidade, considerando-os como laboratórios experimentais através de usos temporários para as suas (re)ativações. Pela rapidez de resposta, esta prática permite testar diversas atividades e possibilidades nos vários locais e perceber o seu sucesso ou fracasso, podendo-se efetuar testes até se chegar a um uso definitivo que sirva as comunidades da melhor forma possível.


Para além da orientação das docentes Rita Ochoa e Alessia Allegri, teve também o acompanhamento da docente e diretora do MUSLAN.UBI Rita Salvado.

Por sua vez, o trabalho de André Saraiva Geraldes, “Torre de Santo António, Covilhã. Usos temporários para (re)pensar o espaço vertical”, consiste numa intervenção no polémico edifício da Torre de Santo António, localizado no bairro com o mesmo nome, na Covilhã, com vista a apresentar também uma proposta de usos temporários para este espaço. Para além da orientação das docentes Rita Ochoa e Alessia Allegri, teve também o apoio de Pedro Isaac Brandão, do MIA.UBI.

Ambos os trabalhos estão articulados com o Projeto de Investigação FCT “Intermittent City. Temporary Uses and Sharing Practices to support an Adaptive Urban Space”, coordenado por Rita Ochoa e Alessia Allegri.

O Archiprix Portugal foi instituído pela Fundação Serra Henriques e pelo Archiprix Holanda, em 2012, tendo, desde então, distinguido os trabalhos “que melhor refletem a excelência do ensino nas faculdades portuguesas, em toda a sua riqueza e diversidade, em reconhecimento do mérito dos alunos, orientadores e instituições”. Este ano, o concurso recebeu quase 80 candidaturas.