Feira Medieval de Belmonte vai ter novo figurino e lendas “no feminino”

A Feira Medieval de Belmonte vai decorrer entre 9 e 11 de agosto com um figurino diferente e com lendas e histórias para enaltecer as esposas das figuras medievais da vila, foi anunciado na apresentação do certame.

Ao longo dos três dias serão contadas e revividas as histórias das esposas de João Fernandes Cabral, Pedro Álvares Cabral, Luís Álvares Cabral e Fernão Cabral, detalhou Paulo Borralhinho, vice-presidente da Câmara Municipal.


Para além desta alteração que pretende “celebrar a vertente feminina”, o certame terá também alterações nos espaços, sendo a principal o facto de toda a zona circundante ao castelo ser de acesso pago.

“A feira vai ser diferente, vamos fechar toda a zona circundante ao castelo, será onde irão acontecer a maior parte dos eventos. Desta forma vamos conseguir concentrar os espetáculos e dar melhores condições ao público”, disse.

As entradas terão um “preço simbólico”, sendo de 5 euros para os três dias, ou 2 euros a diária, detalhou.

Em declarações à Rádio Clube da Covilhã Paulo Borralhinho frisa que a animação de rua, com pequenos espetáculos a acontecer em todos os locais da feira, será também reforçada nesta edição,

“Queremos outra dimensão que não houve no ano passado, a ideia é sempre melhorar, e este ano vamos conseguir concentrar mais e melhorar nesse especto”, assegurou.

Em última nota Paulo Borralhinho mostra-se convicto que “quem visitar Belmonte nestes dias vai encontrar muita animação e muita música”.

“Vai estar sempre a acontecer qualquer coisa nos pontos todos da feira”, garantiu, vincando que o certame não se prolonga por mais dias, como já aconteceu no passado, precisamente para se conseguir uma maior concentração de animação.

“Aumentámos o número de espetáculos para fazer uma feira maior, para tentar voltar ao que era antes da pandemia”, disse.

Rd – feira medieval Belmonte 4

A organização espacial do evento também irá sofrer alterações em relação a edições anteriores, disse a organização, que conta com o apoio de diversas associações locais, tanto durante a feira como na decoração dos espaços antes do certame.

Paulo Borralhinho sublinha que este é um momento muito aguardado pela população, salientando que a comunidade “está sempre disposta a colaborar”, sendo exemplo o recorde de inscritos para escolha dos rostos do cartaz 2024.

Belmonte Medieval 2024 tem um orçamento de cerca de 100 mil euros.