O Conselho Municipal de Saúde do Fundão está a desenvolver o Plano Local de Saúde que, segundo avançou Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal na reunião pública do executivo, deve estar concluído até final do ano.
Durante a reunião o autarca explicou que nos próximos meses o documento vai ser desenvolvido, pretendendo que contenha as prioridades do concelho nesta matéria.
Detalha que as linhas mestras já foram apresentadas na reunião do Conselho Municipal de Saúde, apontando que o documento irá conter as prioridades em termos de investimentos necessários, mas também as conclusões dos muitos dados que existem sobre saúde, a nível local e regional, por forma a saber “onde se poderá atacar, por exemplo, as questões mais preventivas”.
Paulo Fernandes sublinha que o trabalho está ainda muito embrionário, vincando que nas próximas reuniões será clarificado o modelo de participação pública apontando que se pretende que “seja um documento participado”.
O Plano Local de Saúde, é um documento obrigatório no âmbito da delegação de competências, vincou o autarca, salientando neste território se está numa situação de transição, dada a criação da ULS Cova da Beira, estando ainda a estudar-se a repercussão que a sua criação irá ter nesta matéria.