O Fundão vai ter a funcionar uma Loja AIMA (Agência para a Integração Migrações e Asilo), que permitirá dar respostas mais céleres aos cidadãos estrangeiros, explicou Alcina Cerdeira, vereadora na Câmara Municipal do Fundão.
Detalha que a Loja terá atendimento em simultâneo de quatro pessoas, com acesso digital aos processos, o que permitirá um atendimento mais célere, quando até aqui alguns migrantes esperavam meses pelo agendamento de uma reunião.
A informação foi avançada durante a reunião pública da Câmara Municipal do Fundão, que teve lugar esta segunda feira, dia 15.
“É fundamental porque dará a possibilidade de aceder a um conjunto de informações sobre os cidadãos migrantes que nos procuram e que tínhamos sempre que colocar à AIMA”, vincou, detalhando que a abertura está apenas dependente da escolha do local mais adequado para a sua instalação.
A vereadora explica que a Loja, sendo mais direcionada para o concelho do Fundão, irá servir esta região, pois só em Castelo Branco está prevista outra.
A Loja AIMA é um espaço de prestação de serviços públicos em balcão único de atendimento que serve de interface dos cidadãos migrantes e das respetivas entidades empregadoras com diversos serviços de várias entidades públicas e privadas, designadamente no âmbito do processo de acolhimento e integração de migrantes.
Atualmente existem 34 lojas AIMA em todo o país.