Jornadas Parlamentares do PS: “Visão política do Governo negligencia o Interior”

No encerramento do 1º dia das Jornadas Parlamentares na região a líder da bancada Socialista, Alexandra Leitão, sublinhou a prioridade do anterior Governo PS, de investimento na região, como um exemplo a seguir, apontando o dedo ao atual Governo que “não tem na coesão territorial uma prioridade”.

“O PS sempre olhou para o país como um todo, sabemos que as políticas de coesão territorial são fundamentais para corrigir desequilíbrios entre Litoral e Interior. A escolha de Castelo Branco não é por acaso, é muito simbólica”, disse, frisando que “esta região ilustra bem o caminho que fizemos nesta matéria e que hoje, com os investimentos que todos fomos visitar, pudemos verificar que estão já no terreno”.


A parlamentar aponta que o distrito tem beneficiado de vários quadros europeus, do PRR, do Programa de Valorização do Interior, com mais de 6 mil milhões de euros para eixos de intervenção prioritários, para concluir que “infelizmente, o atual Governo parece não ter a coesão territorial como prioridade”.

Alexandra Leitão, falava no jantar de encerramento do primeiro de trabalhos, que decorreu na Covilhã, e onde sublinhou que a visão política do atual governo “negligencia o interior”, dando como exemplo a abolição das portagens nas ex-SCUTS.

“A critica que é feita pelo Governo, e pela AD, não é por razões orçamentais, é mesmo porque a sua visão política negligencia o Interior em comparação, e em favor, com as áreas metropolitanas”, disse.

Alexandra Leitão vinca que as políticas que beneficiam o Interior são uma questão de justiça social, garantindo que no parlamento o PS continuará a lutar “para que os recursos do Estado estejam ao serviço de políticas que promovam a igualdade e a coesão social”.

Depois da visita a todos os concelhos da região no primeiro dia das Jornadas Parlamentares, hoje decorrem painéis de debate no numa unidade hoteleira de Castelo Branco.