Jornadas Parlamentares na Beira Baixa são “sinal do compromisso do PS com o Interior”

Sob o tema “Estado da Nação: Por mais crescimento e mais justiça social”, o Partido Socialista realiza na Beira Baixa as suas Jornadas Parlamentares a 8 e 9 de julho.

Nuno Fazenda, deputado eleito pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, destaca, em declarações à Rádio Clube da Covilhã, que a escolha da região para realizar a iniciativa “é mais um sinal do compromisso do PS, e do seu Grupo Parlamentar, com o Interior e com a coesão territorial”. Sublinha que se “irá debater o presente e o futuro do país a partir da Beira Baixa”, tendo assim a região “no centro do debate político”.


O deputado sublinha que estas jornadas se revestem da maior importância, numa altura em que “não há qualquer prioridade do Governo para o Interior”, recordando que, recentemente, numa audição com o Ministro da Coesão Territorial, “não houve uma palavra para essa região”.

O parlamentar defende como prioridades a diferenciação positiva para o Interior nos Fundos Europeus, e a concretização de projetos como o Plano de Revitalização da Serra Estrela, o Plano de Revitalização do Pinhal Interior e o IC31, que foram aprovados pelo anterior Governo PS, entre outras medidas.

Para Nuno fazenda o Interior “tem de continuar a ser uma prioridade do país”, lembrando que das cinco medidas já aprovados por proposta do PS duas têm impacto na região, a abolição das portagens nas ex-SCUTS e a redução do IVA na eletricidade que é relevante também para o Interior.

No dia 8, entre as 09:00 e as 18:00, os parlamentares realizam visitas aos concelhos da Covilhã, Fundão, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã e Vila Velha de Ródão.

Um dos grupos de deputados vai visitar a Cova da Beira, começando em Belmonte, às 9:15, com receção na Câmara Municipal de Belmonte, e visita ao Castelo e Torre Centum Cellas.

Já no Fundão o grupo visita o Hotel Sénior Príncipe da Beira. Na Covilhã os parlamentares socialistas visitam a empresa multinacional Mepisurfaces, Lda.; a Paulo de Oliveira e a Universidade da Beira Interior, terminando a visita no Teatro Municipal da Covilhã cerca das 18:00.

Nas visitas estarão em foco temas como saúde, educação, economia local, infraestruturas e políticas sociais, refere o PS em nota de imprensa.

O dia termina com um jantar numa unidade hoteleira da Covilhã que conta com a presença do Secretário-Geral do PS, e autarcas da região.

No dia 9, entre as 09:30 e as 12:30 decorrem painéis de debate no numa unidade hoteleira de Castelo Branco.